Vivências Sensoriais: Uma Experiência de Aprendizado Completo
Trabalhar os cinco sentidos na Educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Por meio da visão, audição, tato, paladar e olfato, os pequenos exploram o mundo ao seu redor, constroem conhecimentos e desenvolvem habilidades cognitivas, motoras e emocionais.
Com isso, tivemos algumas dinâmicas para cada um dos sentidos:
- Audição: Adivinhamos sons distintos e nos divertimos com a brincadeira de telefone sem fio, estimulando nossa escuta atenta e a comunicação.
- Visão: Saímos em busca de diversas imagens coloridas espalhadas pelo colégio, exercitando nossa percepção visual e atenção aos detalhes ao redor.
- Olfato: Com a caixa surpresa, exploramos cheiros variados, como perfumes, temperos e alimentos, despertando nossa memória olfativa e sensibilidade para diferentes aromas.
- Tato: Através de um tapete sensorial, tocamos e exploramos texturas diferentes, estimulando o desenvolvimento da percepção tátil e o reconhecimento das propriedades dos materiais.
- Paladar: Realizamos uma degustação de alimentos com sabores doces, salgados, azedos e amargos, ampliando nossa capacidade de identificar e diferenciar os gostos.
Atividades sensoriais despertam a curiosidade, estimulam a criatividade e favorecem a concentração, além de ajudarem no reconhecimento e na nomeação de diferentes estímulos. Ao proporcionar experiências multissensoriais, o educador torna o processo de aprendizagem mais significativo, prazeroso e eficaz, respeitando o ritmo e as necessidades de cada criança.
Colorindo Sentimentos: Descobrindo Emoções com o Coração Aberto
Inspirados pela história “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas, os alunos do 3º período iniciaram a sequência didática “As emoções que eu sinto!”. Por meio dela, vivenciaram oficinas temáticas que os ajudaram a mergulhar nas diferentes emoções, compreendendo suas características e manifestações.
Confira um pouco de como foram essas experiências:
Oficina da Calma: A garrafa da calma foi o recurso utilizado para representar essa emoção. Visual e sensorial, ela ajuda a desacelerar e a encontrar tranquilidade em momentos de ansiedade e estresse.
Oficina da Alegria: Por meio de brincadeiras, as crianças deram asas à imaginação e à criatividade, experimentando a leveza e a diversão que a alegria proporciona.
Oficina da Tristeza: Utilizando areia azul, penas, tampinhas e barcos de papel, os pequenos exploraram diferentes formas de sentir e expressar a tristeza, percebendo que essa emoção também tem seu valor.
Oficina da Raiva: As crianças conversaram sobre como a raiva se manifesta e, através de desenhos com traços fortes, rápidos e desorganizados, além de rasgaduras de papel, os alunos puderam expressar esse sentimento de forma segura e criativa.
Oficina do Medo: O medo, muitas vezes confuso e difícil de explicar, foi representado com barbantes e cola. Assim, os alunos puderam dar forma a essa emoção que às vezes parece um “nó” dentro da gente.
Oficina do Amor: Descobriram que o amor é um sentimento acolhedor, que aquece o coração! Então, criaram quadrinhos com folhas e flores colhidas pelas crianças, espalhando esse sentimento por todo o colégio.
Para encerrar esta sequência didática, fizeram uma festa das emoções, na qual compreenderam que todas as emoções são importantes e bem-vindas!
Acolher e oferecer espaços para que as crianças possam expressar seus sentimentos é fundamental para que aprendam a reconhecê-los e desenvolvam estratégias saudáveis para lidar com cada um deles.